Adicione Música Ao Seu Fluxo De Trabalho Para Aumentar os Resultados
Quase todo mundo escuta música. Nós escutamos em casa, enquanto trabalhamos, no metrô, enquanto dirigimos, enquanto corremos. Ainda assim muitos de nós não pensamos em música em algo além de entretenimento. Você sabia que você pode usar a música como ferramenta?
Com a música certa, você pode aumentar sua eficiência, criar coisas bacanas mais facilmente, entrar rapidamente na sua zona de criatividade e aproveitar um dia produtivo. Adicione música ao seu fluxo de trabalho para melhores resultados.
Isto não é algo recente inspirado pela geração do iPod. As pessoas vêm usando música como ferramenta há séculos – até quando os humanos começaram a bater gravetos contra as rochas. Indígenas usavam música em rituais e cerimônias, bateristas preparavam guerreiros para batalhas, e eventos significantes das nossas vidas (como casamentos e funerais) ainda são marcados com músicas especiais.
Então, Como você usa a música para aumentar a criatividade, produtividade e eficiência? Vamos considerar algumas formas de adicionar música ao seu fluxo de trabalho.
Chegando ao Ponto
Música tem uma forte influência no humor. Tente ouvir algo agitado enquanto está relaxando, ou tente se animar com música melosa. Não funciona. Então, quando precisar criar algo, coloque a música apropriada para chegar ao ponto.
Diferentes tipos de música complementam diferentes tarefas:
Ouça música suave a melódica para criar algo que precise transmitir luz e calor.
Gráficos escuros e empresariais? Coloque música pesada.
Visuais futurísticos e excitantes? Coloque algo eletrônico, agitado.
È como em uma peça. A música de fundo é sua música tema, e você estará atuando. Cada tarefa a ser realizada, cada projeto que você trabalhar, se torna uma missão do seu “personagem”.
Mantenha Sua Energia e Foco
O corpo humano se move naturalmente de acordo com o ritmo. Ao ouvir um som, você reage a ele inconscientemente. Perceba como as pessoas batem o pé ou estalam os dedos quando ouvem alguma música ao redor deles. Você não precisa de uma bebida energética ou um técnico motivacional para seguir adiante: a música irá energizá-lo.
Obviamente, o que pode ser considerada “música agitada” difere de pessoa para pessoa. Música rápida e agitada funciona para a maioria, e música tranqüila e suave funciona para outros. Para alguns, música pesada e tons sombrios. Qualquer música que faça você se sentir a vontade para fazer as coisas, é a sua música enérgica.
Fique motivado para uma tarefa ou simplesmente para uma corrida revigorante, escutando a música que energize você.
Quando está muito quieto, sua mente pode vaguear. Você começa a prestar atenção a cada pequeno som e acaba desviando sua atenção pra coisas aleatórias. Ouvir músicas de um estilo consistente ao fundo ajuda você a manter o foco e controlar sua mente.
Mesmo que você não esteja prestando atenção à música, um ritmo contínuo induz a pessoa a um estado meditativo: você foca na tarefa porque você está sendo levado pela música inconscientemente. Não há barulhos inconsistentes para distraí-lo ou atrapalhar seu progresso. Pense nisso como um barulho neutro (como o farfalhar das árvores ou o barulho das ondas).
Música de fundo não ajuda a todos. Para alguns, pode ser uma distração; alguns trabalham melhor em silêncio. E se isso funciona pra você, não tem porque parar. Mas se você vive se distraindo de vez em quando, não custa nada tentar.
Da próxima vez que você perder o foco, coloque alguma música e veja como a próxima hora será. Há uma grande chance de ser mais focada e produtiva.
Quando Desligar a Música?
Como diz o ditado, tudo em excesso é ruim. Assim como a música ajuda ela pode atrapalhar. Existe uma hora para desliga-la?
1. Cansaço Auditivo
É um senso comum: desligue a música quando você começar a sentir cansaço auditivo. Uma dor de cabeça ou ouvidos latejando com certeza irá distraí-lo do trabalho. Antes de revirar os olhos, considere que isto realmente é um problema comum, especialmente para aqueles que usam fones de ouvido.
Após algumas horas de músicas ininterruptas, o seu ouvido irá cansar. Assim como você deve fazer intervalos constantes para esticar o corpo, se mover e olhar ao redor, então você deveria dar um descanso aos seus ouvidos também.
2. Distração
Você deverá desligar a música quando tornar-se uma distração para você. Isto provavelmente não irá acontecer de imediato, especialmente se você estiver no processo criativo. Mas novamente, tudo em excesso é ruim.
Quando você começar a prestar mais atenção à música do que o que você está fazendo, desligue a música um pouco. A mudança de “clima” irá ajuda-lo a recuperar o foco, inclusive, você sempre pode colocar música novamente.
E Quanto a Espaços Compartilhados?
Certo, ouvir música quando você quiser é ótimo se você for um “freelancer” que trabalha em casa ou em escritório particular. Mas o que fazer se você trabalha em um espaço compartilhado? É uma boa ideia colocar musica de fundo para todos? Ou é melhor manter o espaço quieto?
Não há nenhuma regra social especifica para isso, então se um grupo está trabalhando no mesmo projeto e não precisam de silencio, coloque alguma musica com o clima apropriado. Poderá deixar todo mundo criativo e no mesmo ritmo. Afinal, o objetivo é produzir resultados criativos coerentes.
Voltando a analogia da atuação, uma experiência musical compartilhada no trabalho pode ser o elenco de uma peça. Pense no seu trabalho como o “World of Warcraft”, com o tema de fundo certo para manter você concentrado na tarefa.
Música Neutra (ou seja, nada muito experimental) não vai distrair. Claro, o grupo deve decidir em conjunto, se todos podem concordar em um gênero, então que assim seja.
O Que Mais a Música Faz?
1. Relaxa
Se você escuta musica enquanto trabalha, você pode usa-la ainda para enriquecer suas pausas para descanso. A música ajuda muito se você se sente estressado e precisa de um momento para relaxar.
Relaxar instantaneamente é quase impossível, provavelmente porque mudar de foco tão rápido assim é difícil. Se você está pensando em algo, mudar o seu pensamento para algo diferente leva tempo.
Música, agitada ou tranquila, pode facilitar essa transição. È como Yoga exceto que você não precisa fazer nada desconfortável, a música faz o trabalho pra você.
2. Melhora Apresentações
Assim como a música correta transporta você para diferentes atmosferas de criatividade, também pode influenciar observadores em suas apresentações. Escolha a música certa e eles irão ficar interessados, animados, até mesmo prontos para comprar.
Uma boa apresentação pode usar música em pontos estratégicos. Mesmo música dos anos 80 funciona: ela traz nostalgia, assim conquistando o seu cliente. O “Momento” musical correto pode levar o cliente a comprar ou investir no seu produto.
Se você quer que os clientes tenham interesse em seus produtos, alimente seu entusiasmo com uma bem feita apresentação com música em pontos estratégicos.
Basicamente, decidir o que você quer alcançar com sua apresentação. O que fazer para chamar o espectador para a ação? O que você quer fazer depois? Adicione música que se adapta ao conteúdo de sua apresentação e que complementa a viagem emocional que você quer que os espectadores tenham. Músicas em uma apresentação provoca investimento emocional, e você provavelmente vai conseguir melhores resultados.
Música Cria Estado de Espirito
Claramente, a música não é apenas entretenimento. O tipo certo de música é uma ferramenta que melhora o seu dia – e não apenas o seu humor: ela pode aumentar e manter a sua criatividade, produtividade e eficácia.
Lembre-se destas três razões para adicionar música ao seu fluxo de trabalho: para entrar em sua zona criativa mais rápido, para ficar energizado e motivado e conseguir coisas mais importantes feitas em menos tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário